O que é

Esporte é saúde. A prática da atividade física é um método preventivo e ajuda no tratamento de inúmeras doenças, além de trazer qualidade de vida e bem-estar. No entanto, é muito importante uma avaliação detalhada da condição cardiológica antes de sua realização. Nesta ocasião, o médico investiga doenças e condições silenciosas que podem oferecer risco ao participante durante o exercício, como mal-estar, arritimias ou até mesmo morte súbita. Além disso, há algumas doenças ou condições cardíacas que devem ser tratadas antes de se iniciar o exercício físico, pois podem ser agravadas com o esforço.

A avaliação física para a prática esportiva analisa as condições clínicas do paciente, para averiguar as condições do organismo e seu potencial comportamento em exercícios cardiorrespiratórios e de força.

 

Como é feito

O médico investiga o histórico clínico e familiar do paciente e analisa a pressão e frequência cardíaca em repouso. Ainda podem ser solicitados exames clínicos complementares, como eletrocardiograma, teste ergométrico ou outro a citério do cardiologista.

 

Preparo para o exame

No geral, não há preparo prévio para o exame. Não há necessidade de suspender medicamentos ou realizar jejum antes do exame.